logística
Toda empresa busca um objetivo que é alcançar uma meta, diante disso quando seu produto é lançado no mercado, se não houver uma estratégia sendo do marketing ou mesmo de estoque ela pode não alcançar essa meta.
Hoje muitas empresas estão preocupadas com o planejamento de seu estoque, já que o seu foca principal, é o sucesso de seu produto e a satisfação de seus clientes, pois um mau planejamento pode ocasionar diversos problemas dentro de uma empresa, como uma falta de reposição de um produto pode trazer a insatisfação do cliente, como exemplo: o cliente por mais que ele não for levar um produto, ele gosta de ver as prateleiras com os produtos variados e organizados, porque isso torna uma referência, pois quando ele precisar ira saber onde encontrar, e se ele ver as prateleiras vazias ele vai generalizar e dizer que nesse supermercado não tem nada e passar informação para outra pessoa, isso que é péssimo para um supermercado, cujo seu objetivo é vender e obter lucro.
1.2 Categorias de estoque
Na indústria o fluxo desse material pode ser encontrado nas diferentes etapas do processo como:
Matéria prima São produtos extraídos em seu estado bruto que sofrem transformação nas diferentes etapas em seu processo produtivo.
Produto em processo São produtos armazenados, que podem ser usados em diferentes estágios e processos de fabricação.
Produtos semiacabados
São produtos que podem ser usados em diferentes marcas e modelos como exemplo: Motor, Pneu e acessórios.
Produtos customizados São aqueles que sofrem certa transformação, diferente com as que vem de fabrica, ou seja modificado de acordo com o gosto do cliente.
Produto acabado É a ultima etapa de um produto já finalizado, que foi elaborado a partir de pesquisas realizadas, para em fim chegar ao consumidor final.
Estoque de distribuição São produtos acabados em fase de