logística
Conforme um dos percussores da Administração Científica Henry Fayol, administrar consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Sabe-se também que os campos básicos da administração são: o pessoal, financeiro e, por último, mas não menos importante, o material, que é retratado pela Administração de Materiais e Logística e que será tratado com mais detalhes adiante.
A administração de materiais nada mais é que o ramo da administração geral que trata dos materiais da empresa. É integrada a Logística Empresarial, e está ligada à execução e gestão de todas as tarefas relacionadas ao suprimento, transporte e manutenção da empresa.
Entendemos também que a administração de materiais tem como objetivos as relações favoráveis com o fornecedor, os preços baixos, o baixo custo de aquisição e posses, alto giro de estoques, poucas despesas com o pessoal, consistência de qualidade, além de manter o mesmo suprimento, aperfeiçoamento do pessoal e bom registro. Para cumprir tais objetivos, cabe ao administrador desta área ficar atento a armazenagem e conservação de materiais, e também se preocupar com o transporte tanto interno quanto externo com a finalidade de economizar tempo e custo.
Entretanto, os processos de administração de materiais só serão aplicados de maneira eficaz caso a empresa tenha sua estrutura organizacional organizada. Por isso, a empresa deve adotar medidas para que a desorganização não ocorra como analisar métodos administrativos e de produção na organização, atender as necessidades dos clientes com a melhor qualidade possível e a aplicação de ferramentas eficientes para a gestão e administração modernas.
A administração de materiais e logística é de suma importância em que o administrador não deve se descuidar, ou seja, ele deve ficar sempre atento aos processos abrangentes na administração de recursos materiais, patrimoniais, capital, humanos e tecnológicos para que o resultado final seja positivo e eficaz