Questionário de Redes
R: O protocolo RIP (Rout Information Protocol) utiliza o algoritmo vetor-distância. Este algoritmo é responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro do SA. Baseado no algoritmo vetor-distância, ele parte do princípio que cada roteador do SA deve conter uma tabela informando todas as possíveis rotas dentro deste SA. A partir desta tabela o algoritmo escolhe a melhor rota e o enlace que deve ser utilizado. Esses vetores são trocados a cada 30 segundos via mensagem de resposta (também chamada de anúncio). Cada anúncio percorre uma rota de 25 redes de destino. Sua métrica de distância vai de 0 a 15 enlaces.
O protocolo OSPF funciona de modo diferente do vetor distância, ao invés de ter na tabela as melhores rotas, todos os nós possuem todos os links da rede. Cada nó contém o identificador de interface, o número do enlace e a distância ou métrica. Com essas informações os nós (roteadores) descobrem sozinhos a melhor rota. O OSPF também utiliza uma algoritmo do Estado de Enlaces. Seu anúncio inclui uma entrada por roteador vizinho e também são disseminados para AS inteiro (via inundação).
13 Por que são usados diferentes protocolos inter e intra SAs na Internet?
R:
14 - Compare e contraste os campos dos cabeçalhos do IPV4 e do IPV6. Eles possuem algum campo em comum?
R: O cabeçalho do IPV4 é composto por 12 campos fixos, que podem ou não ter opções responsáveis por fazer com que o tamanho varie de 20 a 60 bytes. Estes campos são destinados a transmitir informações como: A versão do protocolo, o tamanho do cabeçalho e dos dados, a fragmentação dos pacotes, etc.
Algumas mudanças foram realizadas no formato do cabeçalho base do IPV6 de modo a torná-lo mais simples. Além disso, ele ficou mais flexível e eficiente com a adição de cabeçalhos de extensão que não precisam ser processados por roteadores intermediários. A primeira remoção foi a do campo “Tamanho