Bateria
A importância das baterias
A bateria é uma peça geralmente esquecida em qualquer preparação elétrica do carro, embora tenha uma grande importância. Ela deve ser considerada como o equipamento principal a ser avaliada antes de qualquer outra coisa, porque afinal, tudo depende dela.
A potência da bateria pode ser avaliada de acordo com a sua carga nominal que é a amperagem (A). Toda a parte elétrica do carro funciona a 12 volts e cada equipamento consome certa amperagem, portanto quanto mais amperagem tem a bateria mais equipamentos ela suportará.
O problema das baterias originais é que elas têm a capacidade para suportar somente a parte elétrica original do carro, logo tudo que for adicionado como, por exemplo: amplificadores, subwoofer, iluminação, entre outros, farão com que a bateria tenha um desgaste mais rápido, e não forneça a energia necessária, fazendo com que o investimento dos equipamentos não tenha o retorno desejado.
Tipos de baterias
Existem vários tipos de baterias no mercado, que apresentam a mesma voltagem e amperagem, tais como:
• Selada: Não requer manutenção, segundo o fabricante a água da bateria dura toda a vida útil sem a necessidade de recarga, esta vida útil normalmente chega há quatro anos se a bateria for bem cuidada. Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade consome uma quantidade insignificante de água, o problema é que em alguns casos de sobrecarga, a água desaparece da bateria ficando esta inutilizada, não existindo nenhuma forma de recarregar ou verificar o nível da água.
• Não selada: Requer manutenção, o nível da água deve ser verificado pelo menos uma vez por ano, se o nível da água estiver sempre completo a bateria pode durar tanto quanto uma bateria selada bem cuidada. Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade consome água e por isso deve ser verificado e retificado se necessário. Como requer manutenção torna-se mais um fardo para o dono do automóvel.