Logística
O objetivo deste texto é apresentar de forma clara e objetiva a definição do conceito de Logística, sua importância e sua evolução nas últimas décadas, considerando a existência de um hiato entre a teoria e a pratica das atividades logísticas no atual contexto organizacional.
A logística é uma atividade que a cada dia ganha mais importância dentro das organizações principalmente pela sua importância estratégica para atingir um nível de serviço de qualidade aos clientes, atendendo e superando suas expectativas ao menor custo possível. É uma atividade funcional que se repete ao longo da cadeia de suprimentos adicionando valor a produtos e serviços. Apesar de sua evolução ao longo dos anos há ainda muitos aspectos que não foram assimilados totalmente dentro de algumas empresas.
A palavra logística tem sua origem na palavra grega Razão e também na Álgebra (antiga matemática) que trata da adição, subtração, multiplicação e divisão.
O uso do conceito ganhou impulso com a Revolução Francesa, traduzindo parte da arte militar do planejamento no auxílio ao desempenho das estratégias de guerra. Atualmente é usado de forma abrangente e envolve muitas ações em nossas vidas, tanto nas atividades profissionais como nos compromissos diários.
Analisando o mundo corporativo, pode-se definir logística como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias – primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente. (definição do Conselho de Profissionais de Cadeias de Suprimentos – CSCMP).
Este conceito aponta como princípio a gestão das operações logísticas da empresa realizada de forma sistêmica, abrangendo o todo.
Ao longo dos anos a atividade logística passou por uma evolução. Surgiu como uma técnica de gestão de transportes até seu entendimento atual como uma função