Logística e distribuição
Nesta avaliação trataremos sobre algumas vantagens e desvantagens do “Outsourcing” em logística, considerando vivência prática e estudo do módulo e materiais complementares fornecidos.
A necessidade da terceirização da logística se configura também numa vantagem, pois a oferta deste serviço por terceiros supre a inviabilidade das empresas gerirem este processo tão complexo sem prejuízo a sua atividade central (core competence). A questão dos custos com logística também é determinante na decisão da empresa lançar mão dos serviços de operadores logísticos (OL), economicamente falando é praticamente impossível a empresa manter-se competitiva repassando os custos de uma logística própria aos seus produtos, isso sem falar na questão operacional que envolveria, dependendo do porte, infraestrutura e suporte de mão de obra robustos a fim de se obter a capilaridade necessária para atender um país continental como o nosso. A terceirização da logística aparece como forma de vantagem imensurável quando tratamos de “e-commerce”, onde o serviço prestado pelo operador logístico é parte significativa e vital ao funcionamento destas empresas e pode-se dizer que a responsabilidade da gestão operacional no que tange o produto físico é 100% do OL armazenando, embalando, transportando, monitorando os produtos em trânsito (rastreio) e até mesmo oferecendo suporte ao cliente após a entrega do produto. A utilização de um OL pode também agregar valor à marca com serviços como “cross-docking”, diferenciando esta empresa das demais.
Por outro lado a questão de duas ou mais empresas – como no caso de OL baseados em gestão e informação – estarem vinculadas a um produto há maior risco da qualidade deste produto ficar comprometida por falha em alguma etapa do serviço, também a adequação do OL a filosofia da empresa é fato a ser considerado e pode, também ai, ocorrer descompasso entre o que preconiza o cliente e os interesses econômicos