Logística verde
A problemática ambiental e socioeconômica vem ganhando força a cada dia que passa dentro das empresas. Sustentabilidade é a palavra chave para os gestores de qualquer organização. Por isso os profissionais da logística estão atentos ao que chamamos de Logística Verde. Logística Verde, segundo Donato1 é:
“a área da logística que se preocupa com os aspectos e impactos da atividade logística sobre o seu entorno (comunidade e meio ambiente). Este é o termo usado para definir um instrumento de gestão que irá mensurar os aspectos e impactos da atividade logística e desta forma criar mecanismos para: conter o aumento abusivo de emissão de resíduos ao meio ambiente, o armazenamento desprotegido de materiais, seu mau uso e/ou ausência de reaproveitamento.”
O modelo atual de desenvolvimento econômico do mundo em que vivemos se baseia praticamente no capitalismo, onde o consumo e a grande produção dos produtos estão crescendo mais e mais, com um menor custo e com maior nível de tecnologias. Porém, nós vivemos em um lugar onde nossos recursos são finitos, logo há uma limitação na renovação desses recursos naturais. Com isso não pode existir uma produção inesgotável em uma biosfera finita e limitada. O aumento da produtividade e também do consumo, induzem os gestores a criar certa preocupação sobre os possíveis impactos que os seus produtos poderão causar à sociedade e ao meio ambiente. Os clientes, a sociedade e o Governo, estão mais exigentes no comportamento ambiental das organizações, sendo assim, as empresas buscam produzir cada vez mais produtos que não venham a agredir o ambiente. A Logística Verde se relaciona com a proteção do meio ambiente e também com o diferencial da empresa, porque quando existe a consciência de reciclar, reutilizar os produtos, haverá uma diminuição de resíduos e dos custos. Todas as empresas que possuem uma imagem ambientalmente correta, tem uma relação
custo/benefício muito positiva. Sendo assim a Logística Verde tem como