Logística verde
A cada dia se torna mais importante a preocupação com o impacto gerado pelos nossos processos produtivos no meio ambiente. A inserção da variável ambiental na gestão empresarial é indispensável para a sobrevivência das organizações.Diante deste contexto vamos falar sobre a Logística Verde.
Os termos logística Verde e logística reversa embora se relacionem, possuem características distintas. A Logística Verde se preocupa com os aspectos e impactos da logística comum sobre a comunidade e o meio ambiente, já a logística reversa preocupa-se com a inserção de produtos descartados no ciclo de negócios, retorno de pós-venda e pós consumo. A Logística reversa está dentro do universo da logística verde.
O principal objetivo da Logística Verde é atender os princípios de sustentabilidade ambiental, bem como o da produção limpa,que ocorre quando a organização planeja para que sejam gerados menos resíduos ao final do processo produtivo. Um bom exemplo disto é a produção de amaciante concentrado lançado pela Unilever em 2008, reduzindo o consumo de água nas lavagens.
De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental de mudanças climáticas) a queima de combustíveis pelo transporte é uma das maiores fontes de emissão de poluentes que contribui para o aquecimento global. No caso do amaciante da Unilever a diminuição do tamanho das embalagens, além da economia de matéria prima, faz com que o produto ocupe menos espaço nos caminhões ,ou seja, diminuindo assim a quantia de fretes e a emissão de dióxido de carbono no meio ambiente.
E demonstrando a mesma preocupação a Audi lançou uma iniciativa pioneira, realizando o transporte de seus veículos em trens que utilizam eletrecidade gerada por fontes renováveis, livres da emissão de gás carbônico .
Agir de forma sustentável e preocupar-se com o meio ambiente, é requisito fundamental para o mercado interno e externo, tornando as empresas mais competitivas e criando um marketing