Logística reversa
ETEC HORÁCIO AUGUSTO DA SILVEIRA
LOGÍSTICA REVERSA
SÃO PAULO
2014
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA PAULA SOUZA
ETEC HORÁCIO AUGUSTO DA SILVEIRA
LOGÍSTICA REVERSA
SÃO PAULO
2014
Resumo
A logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. “Dessa forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico”.
Esse processo, atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobre lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.
A logística reversa aborda a questão da recuperação de produtos, parte de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística reversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo na atualidade.
Sumario
Introdução
A logística reversa é o processo logístico de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimentos e redistribui-los usando regras de gerenciamento dos materiais, tais como o reuso direto, reparo, reciclagem entre outras. Trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou insumos ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema bastante