Logística Reversa
LOGÍSTICA REVERSA:
Nova área da
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
1
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
LOGÍSTICA
CONCEITOS
LOGÍSTICA REVERSA
GESTÃO LOGÍSTICA
REVERSA
PROCEDIMENTOS
LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL
2
1
30/04/2014
OBJETIVOS:
1. Estabelecer origem, conceitos e importância da logística reversa diferenciando-a com a logística direta. 2. Definir as inter-relações internas e externas do sistema de logística reversa no contexto da organização empresarial.
3. Analisar as práticas de logística reversa em empresas brasileiras, assim como exemplos em alguns setores econômicos do país.
3
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Parte do Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos (Supply Chain Management) que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo direto e reverso, a estocagem de bens, serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo no sentido de satisfazer as necessidades dos clientes.
4
2
30/04/2014
LOGÍSTICA REVERSA
Processo de planejar, implementar e controlar a eficiência e o custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem com o propósito de recapturar valor ou adequar seu destino.
ROGERS; TIBBEN-LEMBKE (1999)
5
LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.
Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605 (1998)
Logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; OBJETIVOS o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania;
INSTRUMENTOS
a