Logística Reversa
Técnica
Franciele Villa e
Jania Garcia
5 de junho de 2013.
Logística
Reversa
A Problemática
A Problemática dos Resíduos
Sólidos
A geração de resíduos é um problema mundial, devido a grande quantidade gerada nas residências, industrias, comércio, hospitais tendo destino final inadequado.
Os impactos decorrentes podem ser observados pela poluição dos recursos hídricos, do ar, solo além dos impactos relacionados a problemas econômicos e sociais.
Sendo assim, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos vem como instrumento para amenizar impactos ambientais decorrentes do mau gerenciamento dos resíduos
(destinação incorreta- sejam ela em locais inadequados ou destinação que poderiam ter um fim mais nobre, geração exacerbada) e transformar a maneira como a sociedade se relaciona com os resíduos.
A Aplicação da Lei
O principal objetivo da legislação:
Não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
A Aplicação da Lei
Para alcançar esses objetivos, a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos deve “ser implementada de forma individualizada e encadeada”, de forma compartilhada pelos seguintes agentes:
Art. 31. …….os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm responsabilidade que abrange:
•
investimento no desenvolvimento e na fabricação de produtos:
a) que sejam aptos, após o uso pelo consumidor, à reutilização, à reciclagem ou a outra forma de destinação ambientalmente adequada;
b) cuja fabricação e uso gerem a menor quantidade de resíduos sólidos possível;
• divulgação de informações relativas às formas de evitar, reciclar e eliminar os resíduos sólidos associados a seus respectivos produtos; A Aplicação da Lei
Quais os instrumentos e ações relativas
Planos de Resíduos Sólidos
Os Sistemas de Logística Reversa
Instrumentos Econômicos
Logística Reversa
A