Logística Reversa da Agua no Brasil
Reaproveitamento da água para criação de animais.
Com o intuito de diminuir os agravantes provocados pela estiagem, o estado de Santa Catarina possui como alternativa o projeto de reaproveitamento da água de chuva, esse projeto visa suprir as necessidades na criação dos animais rurais em determinadas épocas do ano onde ocorrem estiagens severas.
Esse projeto foi criado através de documento publicado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), documento esse chamado de “Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves”.
A técnica de reaproveitamento consiste em armazenar a água da chuva em cisternas, essa técnica já vem sendo utilizada no Brasil há algum tempo, porém o estado de Santa Catarina vem aumentando consideravelmente o uso da técnica devido seus períodos de estiagem.
O documento fornecido pela Embrapa contém dicas importantes sobre trabalhos realizados no campo, possui orientações e sugestões de como os produtores devem construir as cisternas da melhor maneira possível, oferecendo água de qualidade aos animais.
A construção da cisterna deve levar em consideração variáveis particulares de cada caso, como exemplo a demanda de água na propriedade e se deve tomar algumas precauções de higiene como material utilizado para construção e limpeza onde recomenda-se os mesmos cuidados na construção de caixas d’ água.
Durante o inicio do processo de reutilização da água através das cisternas, se deve descartar as primeiras águas coletadas da chuva pois a mesma carrega as impurezas existentes nos telhados e nos encanamentos.
O reaproveitamento da água nesse caso traz inúmeros benefícios, além de combater a escassez nos períodos de estiagem ou de maior demanda, também ajuda a reduzir o consumo de água potável na propriedade, é grátis, reduz a utilização da água potável para lavagem de pisos tanto na suinocultura quanto na avicultura e aproveita estruturas já existentes no local como os telhados e