Logística introdução
Hoje em dia fala-se muito em Suplly Chain Management (SGM), ou seja, Gestão da Cadeia de Suprimentos, está pode ser entendida como um ponto de convergência de várias frentes do conhecimento e de atuação industrial, principalmente onde o nível de competição é mais acirrado. Conhecer o que está feito e já funciona é uma ação óbvia para se evitarem desperdícios de tempo e dinheiro.
O homem sempre precisou buscar meios para a sobrevivência e para tal, desde cedo descobriu a importância de processos como produzir, armazenar e transportar bens. A Cadeia de Suprimentos visa otimizar os métodos e etapas de produção, compras e suprimentos, inventário, administração, previsões, armazenagem, transporte e entrega dos produtos. A importância estratégica da cadeia de suprimentos cresce influenciada por fatores como melhoria da qualidade das entregas, redução dos lead-times, número crescente de novos produtos, curtos ciclos de vida dos produtos.... O controle interno de estoque e transporte destes suprimentos é essencial para que o produto final chegue sem problemas ao consumidor final.
Todo esse procedimento, desde a seleção/compra dos materiais e todo o seu fluxo dentro da empresa até se tornar um produto final, é chamado de Cadeia de Suprimentos.
EVOLUÇÃO HISTÓRIA
Na antiguidade os produtos eram feitos por artesãos, este geralmente era proprietário do seu próprio negócio. Os mesmos foram se transformando rapidamente em empresários trabalhando para atender a pedidos de outros empresários do comércio. Foram então deixando de ser proprietários da matéria-prima utilizada na produção, a qual passou a ser cada vez mais fornecida pelo comerciante que encomendara os produtos. Fazendo a produção dentro do prazo pré-estabelecido. E assim sendo fazia –se o pagamento ao empresário produtor e o produto final voltava ao comerciante que realizava a venda no mercado consumidor. O tear mecânico movido a vapor é um grande exemplo da revolução tecnológica proporcionada pela