Logística Internacional em 2050
Em meio à globalização que temos hoje, onde as fronteiras são cada vez menores e as demandas das diversas nações se misturam umas com as outras, a Logística internacional exerce papel fundamental para aproximar e tornar possível essa interação mundial, cada dia mais necessária. É praticamente impossível enxergar o mundo atual sem a atuação de empresas e profissionais intermediando o contato entre as diversas economias, culturas e comércios espalhados ao redor do globo.
É com esse protagonismo que a Logística trabalha, cotidianamente nas diferentes regiões mundiais, tornando real o conceito de um mundo "sem fronteiras". Para isso, é mister o aperfeiçoamento constante do ramo, pois já se foi o tempo em que a única preocupação do profissional de Logística era "fazer com que as mercadorias chegassem ao destino em boas condições e com o menor custo". Hoje, a velocidade da entrega, a satisfação plena do cliente são fatores decisivos para se estabelecer em um mercado tão competitivo.
E a tendência é que as coisas fiquem ainda mais complicadas. Com base na opinião de especialistas de diversos setores, uma empresa alemã, a Deutsche Post DHL, prevê que o mundo daqui a quatro décadas sofrerá uma série de mudanças, que afetarão diretamente a forma de se trabalhar com logística e distribuição, forçando os envolvidos nessa área a se adaptarem a uma nova realidade vindoura.
A situação climática mundial estará cada vez mais instável, tornando mais comuns catástrofes naturais, que podem colocar em risco, por exemplo, o processo de transporte de cargas entre os países. Sendo assim, os profissionais da Logística em 2050, deverão redobrar atenções para a questão da segurança, fator que será superestimado em detrimento de outros. Diminuir ao máximo os riscos será importantíssimo num cenário de clima tão instável. Contatos com empresas de meteorologia confiáveis podem amenizar esses riscos e tornar o processo mais seguro.
Outra mudança importante