Logística enxuta
CEUNSP
CENTRO UNIVERSITÁRIO
NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
GESTÃO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES
Prof. Domingos Alves Correa Neto
A Logística Enxuta
Danilo Lourencini
Maio de 2008
Sumário
Introdução 02
Valor Agregado 03
Soluções Enxutas para o Serviço Logístico 05
A Gestão das Informações Logísticas 05
Simplificação da Movimentação de Materiais 05
Distribuição Just in Time 06
Mapeamento dos Processos 06
Melhoria Contínua 07
Conclusão 08
Bibliografia 09
Introdução
A cada dia, a logística está se destacando com uma arma competitiva das organizações.
Com o aumento da concorrência, é imperativo que os produtos possuam qualidade, e quando todas as empresas oferecem o mesmo nível de qualidade em seus produtos, entregar o material certo, na hora e local exato, na quantidade desejada e a baixo custo passa a ser o diferencial competitivo.
Sendo assim, a logística tem a função de posicionar os materiais na cadeia de suprimentos no tempo, local e a custo mínimo.
O conceito de Logística Enxuta veio do termo ressuprimento enxuto, baseado na produção puxada, ou seja, comprar e produzir conforme a necessidade dos clientes, visando à diminuição dos níveis de estoque. O sistema Kanban é uma das ferramentas utilizadas para esse objetivo.
A movimentação de materiais é uma das atividades essenciais da logística. É também uma fonte de desperdícios, pois não agrega valor e ainda pode danificar os materiais no processo de movimentação.
E o conceito da logística enxuta trabalha exatamente com a agregação de valor para os clientes, através de um serviço logístico realizado com o menor custo total para os integrantes da cadeia de suprimentos.
Valor Agregado
Para colocar em prática o conceito “enxuto”, é necessário identificar o que o cliente entende como valor agregado ao processo.
Valor não é o custo e nem o preço diretamente, mas o valor atribuído