Logística Direta e Reversa
Quais as principais características dos processos direto e reverso?
A utilização da reciclagem e reaproveitamento de produtos tem aumentado nos últimos tempos, como você explicaria este fato? Quais os fatores que estão influenciando as indústrias a se aterem à esta questão? Escolha um dos fatores e discorra sobre ele.
Qual a importância que o fluxo de informações assume nas operações logísticas? As atividades logísticas diretas estão associadas à produção e distribuição de produtos novos, serviços e informações do fornecedor para o cliente final, enquanto que a logística reversa é o fluxo inverso, reaproveitando matéria-prima, reuso, reciclagem, retornos de produtos pós-consumo, pós-venda, etc. do cliente final para a origem.
Ao contrário da logística direta, a logística reversa raramente conta com uma estrutura que faça fluir a cadeia de forma rápida, os custos são mais difíceis de serem calculados e o seu retorno financeiro é à médio e longo prazo. Pode-se citar, ainda, que na logística direta quase sempre há um ponto de distribuição para muitos destinos e na reversa há muitas origens para um ponto de recebimento.
Com relação à reciclagem e o reaproveitamento são práticas que contribuem para a conservação do meio ambiente, sendo uma forma simples e responsável de preservar o planeta para as gerações futuras. Os benefícios são ambientais, econômicos e sociais. Cada vez mais as grandes cidades têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado e, juntamente com a consciência ambiental que vem tomando conta da população, tornou-se uma aliada para o crescimento dessas práticas. A conscientização não deveria ser somente sobre reciclagem mas sobre a prática do consumo consciente diminuindo, assim, a geração de resíduos. A tendência clara