logistica reversa
II. DESENVOLVIMENTO .05
2.1. LOGISTICA REVERSA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL..... 05
2.2. PROCESSOS E FLUXOS LOGÍSTICOS INVERSOS ...................................06
2.3. PROCESSOS DE LOGÍSTICA INVERSA .................................. .08
III. CONCLUSÃO ................................................................................................... 10
BIBLIOGRAFIA ......................................................................................................12
I. INTRODUÇÃO
A logística reversa vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas científicas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. Dentro desta ótica, a logística reversa e o estudo dos canais de distribuição reverso, se destacam como uma nova área de estudo da logística empresarial que planeja, operam e controlam o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise sobre a logística reversa, com enfoque demonstrar porque a Logística Reversa tornou-se evidente nos dias atuais. Isso porque se percebe que existe um escasso referencial bibliográfico acerca do tema, o que dificulta a obtenção de informações e uma visão mais abrangente e didática sobre este assunto.
II. DESENVOLVIMENTO
O crescimento substancial de novos produtos e a alta produtividade da indústria mundial de mercadorias com ciclo de vida cada vez menor cria a necessidade de pensar em descarte antes mesmo de iniciar o desenvolvimento de um novo produto. O cemitério de resíduos poderá comprometer o ciclo mercadológico e manchar a imagem das empresas.