Logística de Placas de MDP
PLACAS DE MDP
Produto
Placas de MDP (Painéis de Partículas de Media Densidade)
Aplicabilidade
Portas retas; laterais de móveis; prateleiras; divisórias; tampos retos; tampos pós formados; base superior e inferior; frentes e laterais de gavetas.
Processo de Produção
1. Qualidade e produtividade desde o início.
Tudo começa com as operações de colheita da madeira e o transporte até a fábrica, realizados mecanicamente com equipamentos modernos, funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano. As áreas liberadas são então replantadas com mudas de Pinus ou Eucalyptus clonados, de alta produtividade, garantidas pela utilização de modernas técnicas de plantio e manejo florestal.
2. Descascamento
Após a chegada ao pátio da fábrica, a madeira é conduzida a um Tambor Descascador horizontal e giratório, onde o atrito e impacto entre as toras removem toda a casca, que será então utilizada como biomassa na geração de energia térmica no processo produtivo.
3. Picador e Ring Flakers.
Depois de descascadas, as toras são conduzidas por uma correia transportadora para o Picador, onde são fragmentadas em cavacos, transportados e armazenados em um Silo de alta capacidade, que funciona como um pulmão do processo produtivo. Do Silo, os cavacos são transportados para um conjunto de equipamentos chamados Ring Flakers ou cepilhadores, onde são reduzidos a flakes ou partículas de diversos tamanhos, que após classificação serão utilizadas na camada de miolo (partículas maiores) ou camadas de superfície superior e inferior (partículas menores).
4. Secagem
A secagem dos cavacos é feita com ar quente, em secador cilíndrico disposto horizontalmente. A umidade do cavaco é controlada para permanecer com índices entre 2% a 3% na saída do secador. O ar quente utilizado na secagem das partículas é proveniente da planta de energia, que utiliza como combustível cascas e pó.
5. Classificação de