Logistica
A hepatite viral aguda é uma inflamação disseminada do fígado e é causada pelos vírus das hepatites A, B, C, D e E. Os agentes menores, como o vírus Epstein-Barr, citomegalovírus, Herpes simples, febre amarela e rubéola também podem causar hepatite aguda. (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2005, p. _____). As hepatites virais têm sido reconhecidas, ao longo do tempo, como um grave problema de saúde pública, atingindo milhares de pessoas, especialmente em países poucos desenvolvidos. (SILVA & MURA, 2011, p.______).
As hepatites virais têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e de médio e longo prazo. (Brasil, 2008, p. 07). Segundo (OPAS) anualmente ocorre no Brasil cerca de 130 novos casos por 100.00 habitantes. (FERREIRA & SILVEIRA, 2004, p.____).
A distribuição das hepatites virais é universal, sendo que a magnitude dos diferentes tipos varia de região para região. No Brasil, também há uma grande variação regional na prevalência de cada um dos agentes etiológicos (BRASIL, 2005, p. 409), as condições do nosso país: sua heterogeneidade socioeconômica, a distribuição irregular dos serviços de saúde, a incorporação desigual de tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento de enfermidades, são elementos importantes para as variações dos agentes etiológicos. (VIEIRA et al., 2010, p. 350).
Os sintomas gerais de hepatite viral aguda estão divididos em quatro fases. A primeira fase, a fase prodômica inicial, afeta cerca de 25% dos pacientes, causando febre, artralgia, artrite, erupção e angioedema. Esta é seguida por uma fase pré-ictérica na qual mal-estar, fadiga, mialgia, anorexia, náusea, vômito, disgeusia (alteração de paladar) e disosmia (perda parcial da fala) ocorrem. Alguns pacientes reclamam de dor epigástrica ou no quadrante superior direito. A terceira é a fase actérica, na qual aparece a icterícia. Finalmente, durante a fase convalescente, a