logistica
1) EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Compras
Suprimentos
e-Procurement
1960
Função operacional
1980
Função tática
2000
Função estratégica
Rel. de curto prazo c/ fornec.
Rel. de médio prazo c/ fornec.
Rel. de longo prazo
C/ base em preço
Negociação:
Preço, Prazo, Qualidade
As 3 cotações eram feitas
Via: Telefone / Fax.
Eram informados o CQ, o Contas a pagar etc.
Com a chegada do material após inspeção, se aprovado ia para o almoxarifado. Caso contrário o material era devolvido. Tradicionalmente
C/ base em qualidade, prazo, etc C/ base na colaboração
Compras atualmente faz parte da cadeia de suprimentos
(Supply Chain). Ou seja, da logística da empresa, onde o foco é o processo.
Preocupando-se também com níveis de estoques. Onde a nova função recebe o nome de procurement. Com responsabilidades bem amplas indo do comercial a P& D.
Atualmente
O CONCEITO DE COMPRAS
Compras pode ser conceituado como o processo pelo qual as organizações defienm suas necessdades de produtos e serviços, identificam e comparam os fornecedores disponíveis, negociam com as fontes de suprimento de forma a chegar a acordos, firmar contartos, emitir ordens de compra e, finalmente, receber e conferir os bens e serviços para pagálos.
Dessa maneira, a ação de compar pode ser explicada como a ação de adquiri um be/serviço dentro de condições especificas de tamanho, qualidade, preço, prazo de entrega, validade, dentre outras, todas negociadas previamente, pelo comprador e vendedor.
2) OBJETIVOS DO DEPARTAMENTO DE SUPRIMENTOS
Esse departamento tem como função básica estabelecer o eficiente fluxo de materiais na empresa, através do monitoramento junto ao fornecedor e pela agilização da entrega dos produtos. Os objetivos desse departamento podem ser classificados em quatro categorias:
a) Obter produtos na quantidade e qualidade necessárias ao processo.
b) Obter produtos ao menor custo.
c) Garantir o melhor serviço e