Intervenção do Estado na Economia
A demografia vai além do simples registro estatístico da população de um município, estado ou país, envolvendo também as tendências de fertilidade e os movimentos migratórios locais, regionais e internacionais, interferindo, desta forma, em fenômenos fundamentais da análise econômica, tais como produção, emprego e renda, para ficar apenas nos mais evidentes.
2. Como Malthus expressou a sua teoria?
Acreditava que o crescimento demográfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra gerando fome e miséria. Segundo ele, as únicas formas de evitar que isso acontecesse seria reduzindo a taxa de natalidade através da proibição de que casais muito jovens tivessem filhos, do controle da quantidade de filhos por família nos países pobres, do aumento do preço dos alimentos e da redução dos salários para forçar as populações mais pobres a ter menos filhos. Entretanto, argumentava que a alta taxa de mortalidade e fecundidade seriam praticamente impossíveis de reduzir uma vez que eram conseqüências de fatores fora do alcance da intervenção humana. Por isso, ele defendia que desastres como a fome, a epidemia e a guerra eram benéficas no sentido de serem um controle para o crescimento populacional.
3. Confirmaram-se as previsões de Malthus?
Não.
4. O que se entende por migrações?
Movimento de entrada ou saída de indivíduos em países diferentes ou dentro de um mesmo país (de um estado para o outro, de uma cidade para a outra). Migração é todo movimento populacional, independente de estar saindo da cidade, país, estado ou região, ou entrando.
5. Qual o índice de crescimento populacional do Brasil?
População brasileira cresce 0,9% entre 2012 e 2013.
6. Em quantos anos duplicará a população brasileira?
Se o ritmo de crescimento permanecer ao longo dos anos, o Brasil duplicará sua população em 60 anos, em 2070.
7. Quantos séculos foram necessários para a população mundial atingir seu primeiro bilhão?
A