logistica
As novas exigências para a atividade logística e principalmente do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos no Brasil e no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios para obter um nível de excelência no atendimento ao cliente, levando em consideração todas as questões ambientais, que hoje são fatores de peso em muitas negociações.
Utilizada em mais de 50 países, a tecnologia GIS pode fornecer soluções precisas e com boa relação custo/benefício para uma crescente gama de aplicações, entre elas: planejamento de transporte e logística e serviços de emergência e de expedição, que consiste na utilização de ferramentas avançadas de GIS em conjunto com dados de infra-estrutura e procedimentos consolidados que visam agregar valor ao negócio do cliente através de inteligência geográfica nos seus processos de negócio.
Devido a importância que os dados espaciais ocupam na atividade logística, os GIS possibilitam inúmeras aplicações. A partir da utilização de dados georeferenciados, pode-se executar diversas análises nas seguintes áreas:
• Apoio ao Marketing - Nesta área o uso de GIS auxilia na identificação do potencial de vendas das diferentes regiões. Isto fornece informação para eventuais promoções em pontos menos nobres. Além disso, pode ser realizada segmentação de mercado, pois se existirem dados disponíveis dos clientes com suas respectivas necessidades (obtidas através de pesquisas), pode-se estabelecer padrões de serviço diferenciados. A visão espacial ajuda muito neste