Logistica
A antiga nota fiscal era preenchida em papel e era composta de três vias ou até cinco, sendo a primeira via para o cliente, a segunda via é fixa, a terceira via é via fisco geralmente quando a mercadoria é enviada por transportadora ou Correio, a quarta via é para fisco origem e a quinta via fica com a contabilidade.
A nota fiscal eletrônica possibilitará a redução de devoluções, problema de entregas demora na descarga e muitos outros entreveres que ocorrem no ato da entrega. Como podemos ver o uso da Nota Fiscal Eletrônica possibilitará ganhos ao longo de todo o processo logístico, pois a Nota Fiscal de papel circula e precisa ser conferida, carimbada, registrada por diversas áreas da empresa expedidora, pelo transportador, pelas autoridades fiscais e finalmente pelo cliente que recebe a mercadoria.
A nota fiscal eletrônica trará muitas vantagens para o mundo logístico:
Redução de custos de impressão;
Redução de custos de aquisição de papel;
Redução do impacto ambiental;
Redução de custos de envio do documento fiscal;
Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa do AIDF;
Redução de tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira;
Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2C);
Desconto no IPTU
Como deve ser efetuada a compra com nota fiscal:
1° Em cada compra, o consumidor informa seu CPF/CNPJ e solicita sua Nota Fiscal ou Nota Fiscal eletrônica.
2° O vendedor registra o CPF/CNPJ do comprador. Ele emite o Cupom Fiscal.
3° Após o recolhimento do ICMS (imposto sobre circulção de mercadorias e prestações de serviços). Pelo estabelecimento, a Secretaria da Fazenda creditará ao consumidor a parcela do imposto a que ele tem direito, proporcional ao valor da compra.
4° O crédito poderá, dentro de cinco anos, ser utilizado para reduzir o valor do débito do IPVA, transferido para conta corrente ou