Paper
Daiana Salvador
Prof. Josinei Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (NDF0081) – Currículo Teoria e Prática
28/03/09
RESUMO
Este trabalho vem contribuir para a compreensão da real ligação entre Currículo e seus principais componentes. Falar em educação nos dias de hoje não é tarefa fácil, uma vez que a globalização é geral e a escola ainda tem muito a melhorar, torna-se atrativa para os alunos, e aqui é que esta a importância do verdadeiro currículo escolar e seus principais componentes.
Palavras-chave: Currículo; Componentes; Escola.
1 INTRODUÇÃO
A palavra currículo vem do latim, que literalmente significa pista de corrida, um percurso a ser realizado.
Um currículo escolar seria a vivencia de experiências ordenadamente planejadas, visando ao ensino e a aprendizagem de elementos culturais selecionados e institucionalmente tidos como relevantes para que as pessoas se tornem algo que essas experiências planejadas objetivam. Nesse sentido, na escola não se experimenta, nem se ensina e aprende qualquer coisa, de qualquer maneira, para quaisquer finalidades. A escola tem uma cultura, tem uma vida, tem uma identidade e oferece condições para certas experiências.
Dessa forma, este trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre diversos componentes do currículo.
2 CURRÍCULO E SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES
Discutir currículo é, portanto, debater uma perspectiva de mundo, de sociedade e de ser humano. Um debate que não se reduz a uma visão tradicional de mudanças de conteúdos dos currículos escolares.
Segundo Sacristão (apud Martins, 2008, p.63) nos remete a importante reflexão de que “não tem sentido renovações de conteúdo sem mudanças de procedimentos e tão pouco uma fixação em processos educativos sem conteúdos de leitura”.
Falar em currículos escolares é entrar em um longo debate, para uns os mesmos resumem-se em uma lista