Logistica
LEITURAE PRODUÇÃO DE TEXTOS.
DIDIO
NOÇÕES BÁSICAS DE COMUNICAÇÃO
,. DEFINiÇÃO DE COMUNICAÇÃO
(.
A palavra comunicação, do latim communicatio, significa ação de repartir, de dividir, de estabelecer uma relação com alguém. O dicionário define o termo comunicação deste modo:
o ato
ou efeito de comunicar-se, isto é, de emitir, transmitir e
receber mensagens por meio de métodos elou de processos convencionados,
quer através da linguagem falada ou escrita, quer
de outros sinais, signos ou símbolos,
quer de aparelhamento
técnico especializadosonoro elou visual. (FERREIRA,1999)
Dessa definição se pode deduzir que, na comunicação entre pessoas, ocorre não só emissão e recepção de mensagens, mas também troca de mensagens.
Em uma linguagem mais técnica, comunicação "é o meio pelo qual um homem influencia outro e, por seu turno, é pelo outro influenciado"
(D'AZEVEDO, 1970: 11). Essa influência pode ser constatada até mesmo em um diálogo banal entre, por exemplo, dois indivíduos:
A _ "Por favor, que horas são?"
B - "São 10 horas."
Ao perguntar as horas, A influenciou B; e est~, ao responder-lhe, influenciou aquele. Se não houvesse influências recíprocas, A ficaria sem resposta, pois B não lhe forneceria a informação.
Comunicação é ainda "a condutora do processo social". Em outras palavras, o processo social e, consequentemente, o progresso da humanidade seriam inconcebíveis sem comunicação. Um exemplo disso pode ser assim representado: alguém - que não se sabe quem - inventou a cama. Seus sucessores foram _ ao longo dos séculos - aprimorando esse invento, utilizando materiais diversos e dando-lhe dimensões e formas diferentes. Em
COMUNICAR MELHOR 3
consequência, inventaram-se os colchões, os lençóis, os travesseiros, as fronhas, os cobertores, e assim sucessivamente.
Então, é realmente pertinente a ideia de que a comunicação conduz o processo social. A cada dia, ocorrem novas descobertas científicas elou