logistica
Para uma real compreensão do mundo é necessário, primeiramente, conhecer o lugar em que se vive, delimitando o campo de estudo. Partir do estudo do local onde se vive e atua para compreender o mundo, permitindo que se conheça a construção histórica e social do mesmo, considerando que o sujeito encontra-se afetivamente vinculado à aquele espaço, propiciando seu estudo significativo e concreto.
O estudo do lugar em que se vive deve buscar relações com o global, analisando a influência que um exerce no outro, iniciando, assim, a compreensão do mundo.
Nas aulas de geografia o estudo do lugar pode ser exercido por várias possibilidades, o professor deve explorar ao máximo os diversos recursos em sala de aula, tais como textos, fotografia representações corográficos, vídeos, pesquisas de campo entre outros. Tais atividades devem ter o objetivo de decodificar o espaço, sua imagem e os processos que ele encerra no sentido da sua produção.
O mapa deve ser trabalhado como resultado da síntese de um determinado espaço, seja produzindo-o a partir de observações, de informações e de dados coletados ,seja pela leitura.
Para o entendimento do mapa a alfabetização cartográfica torna-se necessária, e para que tal alfabetização ocorra é preciso antes de tudo que o leitor seja um mapeador.
O mapa é uma fonte de informação importantíssima para a compreensão do lugar e das relações que estabelece com espaço global.
O mapa pode ser utilizado de diversas formas, pela leitura e coleta de dados do lugar e também através da sua produção pelo aluno, permitindo que o aluno crie um mapa a partir de observações e da coleta de dados do lugar que esta sendo o objetivo de estudo no momento. O trabalho com mapa permite ao desenvolvimento de algumas habilidades importantes para sua leitura, como: escola, legendas e diversas simbologias utilizadas.