logistica
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Administração de Materiais e Logística
Cristiane Tomaz do Nascimento
Marisa Gregoldo Alves Barroso
Tatiane Pereira Barbosa
Vivian Cássia dos Santos
São Paulo/SP
2011
Cristiane Tomaz do Nascimento
Marisa Gregoldo Alves Barroso
Tatiane Pereira Barbosa
Vivian Cássia dos Santos
Administração de Materiais e Logística
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
São Paulo
2011
1. Introdução
Como é conhecido, Henry Fayol diz que administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro.
Do acima exposto depreende-se que a administração de material é a ramificação da Administração Geral, constituindo-se um importante fator no seu conjunto. Dentro de uma conceituação moderna, administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.
A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.
A administração do material tem por objetivo: preços baixos, alto giro de estoques, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimento, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal e bons registros.
A administração de material é a parte da administração geral que