Logistica e gestão do conhecimento
Corpo Docente: CRISTIANE RACHEL PAIVA FELIPE
GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADO NA ÁREA DE LOGÍSTICA DAS EMPRESAS
Rafael Divino de Sousa
MBA Logística Empresarial
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar a gestão do conhecimento, suas definições e características básicas, proporcionando ao leitor uma visão da importância na inovação da logística. São abordados os tipos de conhecimentos, assim como as suas formas de conversão, pois são relevantes para especificar a real importância da conversão do conhecimento para empresas que atuam no ramo logístico.
Palavras-chave
Palavras-chave: Tecnologia, Inovação, Organizações, Logístico.
Introdução
• Atualmente tem se visto um grande avanço tecnológico, sistemas de informações cada vez mais dinâmicos, eficientes e complexos. Hoje é impossível ter um diferencial logístico sem o apoio dessas novas tecnologias e da gestão do conhecimento. A pesquisa foi embasada em um dos temas mais discutidos da atualidade.
• Gestão do conhecimento é uma forma sistematizada ou organizada da empresa controlar e de se apropriar dos conhecimentos das pessoas para atingir os objetivos da organização e facilitar os processos (através do mapeamento dos processos, de competências, portais de conhecimento, etc), contém métodos de conversão do conhecimento tácito para explicito, criação, captura, organização, acesso e uso do conjunto de informações da empresa.
Introdução
• A gestão do conhecimento auxilia as empresas que atuam no ramo logístico a melhorar processos, otimizar o tempo utilizados nas tarefas, transformar conhecimento tácito em explicito, entre outras. Para auxiliar na realização deste procedimento, há sistemas de informações para mapeamento de competências, mapeamento de processos, melhores práticas, portais corporativos, bases de conhecimentos, narrativas, normatização e padronização de documentos, entre outras. Algumas destas ferramentas possuem fácil utilização e proporcionam