logistica reversa
Logistica reversa
Guarulhos
2015
Wesley Anthony da silva
Logistica reversa
Trabalho do primeiro semestre, FATEC Faculdade de tecnologia de Guarulhos. Orientado pela professora Sandirena.
Guarulhos 2015
Introdução
A logística reversa foi um instrumento planejado e desenvolvido para sanar várias ações incorretas, viando atender necessidades econômicas e sociais, viabilizando os meios de destino e a restituição dos resíduos sólidos no setor industrial para um ciclo produtivo decorrente da reutilização. “A logística reversa em sua visão atual preocupa-se com o projeto do produto visando ao seu reaproveitamento sob diferentes formas, com a legislação ambiental restritiva ao retorno dos produtos do mercado”. Leite, (2009, P.XI)
Durante os últimos anos a logística reversa passou de ser uma mera operação industrial e tornou-se uma área de estratégia empresarial visando cuidar tanto dos danos ao meio ambiente até retornar lucros a empresa.
Segundo dados da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2012, cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, tiveram destino impróprio. Em outras palavras, quase 24 milhões de toneladas de lixo – o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados – foram descartados de forma incorreta em lixões ou aterros controlados, locais desprovidos do conjunto de sistemas necessários para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
O modo inadequado de descarte de lixo gera imensuráveis danos ambientais e exclusivamente danos pessoais e à saúde publica. Dentre eles podemos destacar:
Emissão de gases nocivos pela putrefação
Descarte em galerias pluviais provocando alagamentos e inundações
Descarte em áreas de