Logistica Reversa
Bens de Pós-consumo e Pós-Venda
Logística Reversa
A Logistica Reversa deve se ocupar com o planejamento e execução do fluxo inverso da cadeia de suprimentos. O retorno de materiais, produtos, peças componentes, acessórios e todos os produtos que retornam ao processo de produção das organizações ou devem ser destinados e descartados de forma segura, na qual não traga riscos às pessoas e ao meio ambiente.
A Logística Reversa tem como objetivo estratégico agregar valor aos produtos que deverão ser devolvidos as empresas por algum motivo, seja por garantia, fim do ciclo de vida, apresentação de defeitos, terminos de campanhas promocionais, erro no processamento do pedido, enfim inúmeras razões comerciais e até mesmo legais fazem com que os produtos tenham que voltar a origem.
Entendemos a Logística Reversa como a área da Logística Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Cadeia de recuperação de produtos. Fonte: Fleichmann et al. 2000
Podemos destacar como pontos importantes na rede de recuperação de produtos os tópicos abaixo:
Coleta
Inspeção
Reprocessamento
Disposição
Redistribuição
Não podemos deixar de falar dos sistemas de informação que garantem o recebimento e atendimento correto dos pedidos, desde que esteja parametrizado conforme as atividades da empresa. É importante ressaltar que os colaboradores precisam estar treinados para desenvolver bem suas funções, evitando assim erros de envio dos produtos aos seus clientes evitando assim o retorno desnecessário. A logística reversa esta sendo levada cada vez mais a sério no Brasil.