Logistica Reversa
Carlos Eduardo Odorizzi
Professora James Ocacio Prust
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG-0079)
10/12/2013
RESUMO
O presente trabalho aborda e proporciona ao leitor uma visão ampla sobre as dimensões do comércio exterior ou comércio internacional. O objetivo é mostrar também um pouco da história e como surgiu o comércio, como evoluiu com o passar dos tempos. Quais foram as influencias da história sobre as teorias que explicam como o comercio internacional funciona e quais são as linhas de raciocínio do mesmo, com o processo de globalização. Procura também analisar, mesmo que brevemente, os pontos fortes e fracos da utilização da pratica comercial nos dias atuais. Tratando de forma objetiva de como foram criados os blocos econômicos, as alianças e as organizações responsáveis pela política de comércio exterior. Citando os principais acordos criados como o Mercosul e a União Européia. Verificam-se através da forte presença do Brasil na OMC, as dificuldades para concretização da inserção econômica do Brasil no comércio internacional.
Palavras-chave: Comércio, História, Globalização, Mercosul, União Européia.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Sandroni (2001), o termo globalização designa o fim das economias nacionais e a integração cada vez maior dos mercados, dos meios de comunicação e dos transportes, sendo que um dos exemplos mais interessantes do processo de globalização é o global sourcing, isto é, o abastecimento de uma empresa por meio de fornecedores que se encontram em várias partes do mundo, cada um produzindo e oferecendo as melhores condições de preço e qualidade.
Portanto exportação pode ser definida como a saída da mercadoria do território aduaneiro. Trata-se, portanto, da saída de um bem do país, que pode ocorrer em virtude de um contrato internacional de compra e venda (PORTAL DO COMÉRCIO EXTERIOR, 2013).
Neste contexto o comércio internacional pode ser definido