Logistica Reversa
A logística reversa tem sido pauta de discussões internacionais, pois se trata de como atender às exigências do novo consumidor. Este que, por sua vez, prefere empresas que atuam com responsabilidade sócio-ambiental e transparência. Porém para atender a demanda já é necessária uma logística eficiente, garantir isso fica ainda mais complexo quando tratamos também do processo inverso, visto que também é necessário investimentos e conhecimento para não ter prejuízo.
Políticas reguladoras estão sendo criadas para garantir que haja uma redução no descarte indevido de materiais como, por exemplo, empresas fabricantes de pneus que já tiveram que incorporar o processo reverso no ciclo natural de produção, conforme resolução n° 258 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA (BRASIL, 1999).
A logística reversa já tem sido encarada como método eficiente de redução de custos visto que o material descartado pode ser reincorporado novamente na linha de produção de um novo produto, o que reduz o consumo de matéria prima. O cenário brasileiro, no que diz respeito à logística reversa de pós- consumo, ainda está amadurecendo e tende a aumentar conforme as informações vão sendo processadas pelas empresas, junto com as pressões do governo e da sociedade que são exercidas sobre as empresas geradoras de resíduos.
Do ponto de vista ecológico as empresas estão cada vez mais preocupadas com o descarte indevido de materiais na natureza, pois o consumidor tem uma crescente preocupação com o meio ambiente. Portanto, é relevante que as organizações se ajustem a esse novo cenário para manterem-se competitivas e também satisfazerem seus consumidores.
Assim, o assunto a ser discutido procura esclarecer quais são as vantagens da logística reversa e o que ela interfere no ciclo de vida do produto no cenário de tão grande expansão tecnológica e o aumento do consumo de materiais com vida útil tão reduzida.
Delimitação do Tema
Este projeto esta inserido na linha de