Logistica portuaria
6 - Principais elementos para formação de portos concentradores
A escolha de um porto concentrador deve levar em consideração a eficiência, a gestão, o preço e o serviço prestado. Além disso, deve incluir um item estratégico que não está relacionado com as condições locais.
Após ter entendido a estratégia de atuação e as necessidades para que um porto seja competitivo, pode-se concluir quais são os elementos mais importantes para formação de portos concentradores:
• A eficiência do porto depende basicamente dos aspectos físicos, da qualidade da mão-de-obra, da agilidade da Aduana local e da segurança da operação. Os aspectos físicos mais importantes são canal de acesso adequado, calado suficiente para receber embarcações de grande porte, extensão de cais capaz de operar um número adequado de navios ao mesmo tempo e ampla área para carga e descarga de contêineres. A qualidade da mão-de-obra depende da flexibilidade do Sindicato. Ela deve estar focada na transferência de métodos mais modernos e na preparação de funcionários multifuncionais. A agilidade na liberação da documentação é o principal compromisso da Aduana. Para isso, devem ser estabelecidos acordos de funcionamento 24 horas e integração dos sistemas operacionais. Para garantir a segurança operacional, deve-se implementar programas de prevenção e obter certificados internacionais, conferindo confiabilidade junto aos usuários.
• A boa gestão portuária é resultado do bom relacionamento entre as partes executoras. Deve-se deixar claro que tanto a administração quanto o operador lutam pelo mesmo objetivo que é tornar o porto o mais eficiente e rentável possível (Porto, 2000). Também é muito importante que sejam resolvidas todas as questões em relação à contratação da mão-de-obra portuária. Além disso, o bom relacionamento com Sindicatos é muito importante para evitar a ocorrência de paralisações.
• O preço do serviço portuário é um dos itens mais valorizados na hora da escolha. Políticas de