Amor i love you
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média na disciplina de atividade interdisciplinar
Orientador: Prof.
Ji-Paraná
2013
Resumo
A presente pesquisa trata do processo de licenciamento ambiental e da importância do uso de técnicas de geoprocessamento durante sua elaboração.
O licenciamento ambiental e a base para a construção de grandes empreendimentos que causem significativo dano ao meio ambiente, ele viabiliza a execução dos projetos ao mesmo passo que toma medidas mitigadoras para que o equilíbrio ecológico seja respeitado.O geoprocessamento aparece como ferramenta tecnológica capaz de contribuir através da organização de informações para o processo de licenciamento ambiental. Garantindo desta forma que o bem estar da população seja mantido na forma do desenvolvimento sustentável.
Palavras Chaves: Geoprocessamento, licenciamento ambiental, meio ambiente desenvolvimento econômico.
Introdução
O licenciamento ambiental surgiu formalmente, no Brasil e em boa parte do mundo, na década de 70. Numa primeira fase, voltado para o controle da poluição industrial, como estabelecido nas diretrizes do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (1975). Somente no início da década de 80 - com a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - 1981) e sua regulamentação (1983) - a base institucional e legal do licenciamento ambiental como o conhecemos hoje foi lançada. Dois elementos institucionais destacaram-se na PNMA: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que tem por instância superior o CONAMA.
O Geoprocessamento é um instrumental tecnológico fundamental para o conhecimento da realidade e definição de ações. O Ministério do Meio Ambiente utiliza essa tecnologia nos estudos técnicos que desenvolve, procurando estar sempre atualizado em relação