logistica empresarial
No princípio – séc. III a.C. – a logística era considerada uma aritmética aplicada, mas com a evolução humana a logística passou a se conceituar com o proposito atual. Os primeiros conceitos foram introduzido na França, a partir do século XVII, na guerra, onde havia a necessidade de organização de estratégias operacionais, foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas.
Somente após o século XIX, foi reconhecida no ponto de vista acadêmico, passando a ser estudada como ferramenta estratégica nas organizações.
Antes de 1950 as empresas focavam mais na produção e na venda, deixando assim de lado a atividade logística, onde foram ficando evidente a sua necessidade, com atrasos em entregas e falta de variedades.
Entre 1950 e 1970 com a evolução do marketing e alguns hábitos novos os clientes procuravam por variedades entre cores, modelos, tecnologias, forçando então a processos logísticos mais eficientes, onde os estoques estavam com excessos e era necessário planejamentos, aproximando fornecedores e clientes. Aos poucos surgiam os computadores no mercado, e algumas atividades computadorizadas.
Entre 1970 e 1990 muitos eventos como: a falta de matéria prima, inflação, crise do petróleo, desenvolvimento da informática, aumento dos custos e manutenção dos estoques, obrigaram a mudança de postura das organizações, quanto a redução de custos e otimização dos processos logísticos e não preocupar apenas com vender em grades quantidades.
Pós 1990 chega-se ao conceito de que a logística é junção de Administração de materiais e distribuição física. Um crescente interesse pela Logística se acentua após o reconhecimento da necessidade empresarial para a eficiência e eficácia das mesmas, que estão sujeitas as constantes mudanças.
2. ANÁLISE DA CURVA ABC NA CLASSIFICAÇÃO DE ESTOQUES
A Curva ABC é o princípio básico é a regra de Pareto, muito conhecida como regra 80 – 20. No final do século XIX, um italiano