Logistica empresarial- apanhado geral
Logística empresarial tem como objetivo prover o cliente com os níveis de serviços desejados. A meta de nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. Isto é transportes, manutenção de estoques, processamento de pedido e de várias atividades de apoio adicionais.
Administração de materiais e distribuição física integram-se para formar o que se chama hoje de logística empresarial. Muitas companhias desenvolveram novos organogramas para melhor tratar das atividades de suprimento e distribuição, freqüentemente dando status de alta administração para a função, ao lado de marketing e produção. O tempo da logística empresarial está chegando e uma nova ordem das coisas está começando.
A natureza da distribuição física faz parte da logística empresarial. Distribuição física é aquele aspecto da administração de empresas que trata de servir a demanda pelos produtos e serviços da firma. Ela é executada nos três níveis da administração: 1) no longo prazo, isto é, o planejamento estratégico de como a distribuição deve ser executada; 2) a utilização do sistema de distribuição, isto é, o planejamento tático; e 3) a execução diária das tarefas de distribuição, isto é, a operação. As muitas alternativas que a administração tem para garantir serviço de distribuição física eficiente e eficaz fazem desta uma área complexa para o gerenciamento.
Os conceitos de compensação de custos, do custo total e do sistema