Manutenção de estoque
O presente trabalho foi idealizado com o objetivo de apresentar aos leitores um pouco mais da utilização dos conceitos de logística no processo de gestão empresarial, mais especificamente no tocante a gestão de estoques.
O trabalho mostra a origem e evolução do estudo e aplicação da logística nos processos gerenciais, apresenta também os conceitos básicos de estoques e suas principais classificações, abordando a necessidade de cada um no contexto empresarial. Apresenta também os conceitos de custos relacionados aos estoques e sua gestão.
Na seqüência, o estudo faz uma abordagem rápida sobre a tecnologia de informação e sua aplicação na logística, analisando de forma sucinta cada conceito tecnológico, finalizando com a aplicação do conceito de logística integrada e seus benefícios. Portanto, sem querer esgotar o assunto, este opúsculo teve como objetivo principal chamar a atenção dos gestores para a necessidade da boa gestão de estoques através dos conceitos de logística para o atendimento dos objetivos da organização, a lucratividade.
Características básicas do estoque
A característica do estoque é definida como acumulação armazenada de recursos materiais em sistemas de transformação ou de produtos acabados.
Custos associados ao estoque
A mais importante função do controle de estoque e dos materiais está relacionada com a administração de níveis de estoques, e lógica e racionalidade podem ser aplicadas com sucesso para a resolução dos problemas de estoque. Devemos utilizar os métodos analíticos na introdução de custos importantes na formação dos estoques, pois são conhecidas várias espécies de custos que se aplicam às situações de estoque.
Custo de Pedidos
Toda vez que uma requisição ou um pedido é emitido incorrem custos fixos e variáveis referentes a esse processo. Os custos fixos são associados aos salários do pessoal envolvido na emissão dos pedidos e não são afetados pela política