Logistica de Pessoas
Por Hélio Meirim – hrmeirim@ig.com.br
Mestrando em Administração possui especializações em Logística, Marketing, Análise e Projeto de Sistemas, Gestão da Qualidade e Docência Superior.
Nos últimos 15 anos atuou como executivo de Logística em empresas nacionais e multinacionais, coordenando as áreas de Planejamento da Produção, Manufatura, Compras, Estoques, Almoxarifados, Importação e Exportação, Faturamento, Distribuição / Transporte e Serviço ao Cliente. Durante sua carreira desenvolveu projetos logísticos no Brasil e no Exterior(EUA, México, Chile, Portugal e Espanha).
Professor universitário e associado da HRM Logística onde desenvolve projetos de Consultoria e Treinamento nas áreas de Logística e Estratégia Empresarial.
Este artigo aborda a importância de dedicarmos maior atenção à Logística de Pessoas.
Entendemos que a logística é a arma estratégica para a competitividade empresarial, e para tal faz-se necessário ampliar o conceito que já vem sendo utilizado pelos segmentos da indústria, varejo, comércio e outros também para o segmento da logística de pessoas, pois assim conseguiremos racionalizar o fluxo das mesmas dentro das cidades, otimizar o tempo destas, reduzir custos, agregar valor e proporcionar uma maior satisfação das mesmas.
Pude constatar a importância de um bom sistema logístico que facilite ao turista os seus deslocamentos pelos principais pontos da cidade, proporcionando a este uma imensa satisfação.
Ao longo de minha experiência profissional, como executivo na área de Logística, tenho estudado e praticados muitos dos conceitos voltados para a otimização e racionalização dos fluxos de materiais e informações.
Trabalhar objetivando fazer com que o produto certo, chegue na quantidade solicitada, no momento desejado e no local pré-determinado pelo Cliente a um custo adequado tem sido o foco dos esforços de muitos profissionais da área de Logística.
Temos que