Projeto de financiamento
Introdução
“Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”. (PROCHONW, Schaffer, 1999 apud ONU, 1984)
Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações.
O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais são os objetivos, que meios serão buscados para atingi-los, quais recursos serão necessários, onde serão obtidos e como serão avaliados os resultados.
Veremos abaixo mais detalhadamente algumas questões relevantes sobre esse assunto, levando-se em consideração as especificações do projeto para proposta de financiamento, utilizando como estudo o caso da One Laptop Per Child (OLPC).
Especificação clara do objetivo do projeto
De forma resumida, objetivo é a representação formal daquilo que se quer atingir com o término de um projeto. Todo objetivo deve ser SMARTER (Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Time-bound, Extending e Rewarding).
Exemplo: Vender 36000 unidades até a data de 31 de Dezembro de 2009, a partir de Janeiro de 2009, com uma média de venda de 3000 unidades/mês e com um custo total estimado de R$200.000,00.
No caso estudado, o objetivo do projeto era vender em grande escala (de 5 a 10 milhões) um laptop no valor de 100 dólares cada até o ano de 2007. É comum, na prática, colocarmos dados em justificativas que fazem parte do objetivo do projeto e vice-versa. Justificatica é tudo aquilo que está oculto no objetivo, isto é, a razão de ser do projeto, o benefício gerado por ele. Trata-se de um desejo da organização (MISSÃO). A justificativa