LOGISTA REVERSA
Carolina Cunha Araújo
Kátia Cardoso do Nascimento
Kelly Cristine de Andrade Pereira
Luz Layne da Costa Silva Marques
Logística
Reversa
Brasília 2014
Sumário
1 Logística Reversa 3
2 Característica 4
3 Áreas de Atuação 5
4 Bibliografia 7
1 Logística Reversa
A logística reversa está diretamente ligada ao ciclo de vida do produto. A descartabilidade acentua-se como uma realidade em nossas vidas.
Logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. É também uma nova área da logística empresarial que tem como preocupação o equacionamento da multiplicidade de aspectos logísticos do retorno ao ciclo produtivo dos diversos tipos de bens industriais, dos materiais constituintes dos mesmos e dos resíduos industriais, por meio da reutilização controlada do bem e de seus componentes ou da reciclagem.
Em Rogers e Tibben-Lembke (1999:2) a Logística Reversa é definida como: “Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino”.
Com o passar do tempo, observa- se uma nítida redução no tempo de vida útil e mercadológica dos produtos em todos os setores. O ciclo de vida dos produtos reduz-se com a introdução de novos modelos, tornando produtos que foram lançados há pouco tempo e produtos que talvez nunca tenham sido usados.
Leite, (2003) define a logística reversa como: a área da logistica empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno de bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de