Logista empresarial
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE, UNIDADE II
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
COMO TRAÇAR AS ROTAS DE COLETA, ENTREGA E DISTRIBUIÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, EVIDENCIANDO A REDUÇÃO DE TEMPO E CUSTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO
CAMPO GRANDE-MS
2014
COLETA, ENTREGA E DISTRIBUIÇÃO
A logística é o ramo responsável pela gestão com foco não planejamento da armazenagem, trajeto, por terra, ar e mar, e a disposição de produtos, pondo mecanismos que favoreçam a entrega desses produtos, dentro de um espaço reduzido de tempo e consequentemente custos. Para se conseguir atingir tais objetivos, cabe a logística o estudo de rotas de circulação, meios de transporte, ambientes de abastecimento ou demais fatores que possam influenciar o desenvolvimento de suas atividades.
Um grande desafio dentro das empresas prestadoras de serviço e que atuam com entrega de bens, sem dúvida é determinar positivamente a identificação de atividades, roteirização, seleção de frota, etc, de maneira que otimiza suas atividades diárias. Oliveira (2011) lembra que especialmente as práticas da logística de coleta e transporte, compreendem decisões que podem abalar a quantidade e qualidade do material, tempo de operação e custos, onde ao não serem realizadas a contento, essas podem gerar custos adicionais, que em sua consequência, podem afetar o interesse do mercado em seus produtos.
Ayres (1997); Rounder (2000); Krook e Eklund (2007) apud Oliveira (2011) apostam em novas possibilidades como a localização inicial e roteirização de sua frota, efetivando assim o sistema de coleta e transportes.
Dentro desse universo, portanto, aplica-se a logística, que integra-se a diversas outras ações como roteirização, estoque, etc. Quanto a isso Oliveira (2011) esclarece que deva-se considerar as adversidades nas disposições de suprimentos em seus pontos de origem e consequentes necessidades nos pontos de destino, ou seja a obtenção de