APS CONTABILIDADE GERAL
PROF. RODRIGO ANTONIO CHAVES DA SILVA
MATÉRIA: CONTABILIDADE GERAL I(APS 1 )
Para fazer estes exercícios basta proceder às leituras do capítulo I da apostila, das aulas de contextualização e história da contabilidade, enviadas, ou do livro “introdução à moderna contabilidade geral” capítulo I.
1 – A contabilidade nos seus primórdios era confundida com a conta, relate como era a sua prática na fase antiga em Suméria e Egito, com relação à evolução obtida na fase clássica greco-romana.
R: No Egito e Suméria, as contas como primeiras expressões do alfabeto tinha a finalidade de registrar as riquezas, administrando os patrimônios existentes. Evoluindo-se na Grécia e Roma antiga para uma escrita mais bem desenhada tornando-a, atividade comum em todo reino. Primeiramente denominada logistiké, depois logos. E os contadores lojistas. Após o domínio dos gregos, por Roma, esta, copiou o modelo contábil publico dos gregos e o aperfeiçoou.
2 – Com o positivismo de Comté, houve evolução das ciências sociais, neste sentido relate como foi o marco que consagrou oficialmente a contabilidade como ciência.
R: O positivismo de comte possibilitou a divisão das ciências em naturais e sociais e o marco que consagrou a contabilidade como ciência, se deu em 1836, por coffy e costay, na academia de ciências da França, no inicio da fase cientifica. Por não existir dentro da grade das ciências o termo Ciências Empresariais. Colocaram a contabilidade como uma agregada das Ciências Econômicas. Mas fica a impressão que foi o positivismo de Augusto Conté, que impulsionou os estudos da contabilidade, buscando na sua origem a confirmação da sua identidade, através informação incontestável sobre a sua independência cientifica.
3 – Existe a necessidade de uma ciência contábil?Explique o se ponto-de-vista, com base na sua conceituação na fase antiga grega.
R: Se no pensamento puro de Deus já existia a contabilidade, dispondo aos primeiros seres