Resenha Exposição David Bowie
A retrospectiva sobre a obra de Bowie foi concebida em Londres, no Victoria and Albert Museum, onde se tornou sucesso de público e crítica. Além da capital inglesa, Toronto, no Canadá, foi a única cidade a realizar a mostra antes de São Paulo.
“David Bowie tem uma personalidade muito clara, mas ao mesmo tempo complexa, difícil de definir”, opinou o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis, que falou à imprensa antes da visita à exposição. A definição ajuda a entender a facilidade e o desafio da saiba mais
David Bowie lança clipe de 'I'd rather be high (Venetian Mix)'; assista
David Bowie lança clipe que custou menos de R$ 30 para ser produzido
Após clipe polêmico, David Bowie lança 'Valentine's Day'; assista
Letras e músicas de David Bowie exposição, cheia de elementos atraentes e icônicos, como as capas dos discos dos anos 70 e figurinos das fases Ziggy Stardust e Alladin Sane.
Os trabalhos do artista fora da música são bem representados em um telão com trechos de sua filmografia, com destaque para “Labirinto – A magia do tempo”, de 1986, e em alguns quadros pintados por Bowie, incluindo um retrato de Iggy Pop.
Com tantos objetos e referências – arte surrealista, pop, literatura e cinema –, é difícil não se confundir. Este “caos” é característica da arte de Bowie. Desorientar o espectador é uma tarefa saudável neste caso, como no jogo de espelhos que apresenta telões com um vídeo do cantor no programa “Top of the pops”. No entanto, um manequim exatamente em frente ao telão, atrapalhando quase toda a visão, parece um excesso de despojamento da montagem.
Mesmo com os aparentes exageros, se sentir desorientado pode ser um bom sinal para o espectador da mostra – Bowie tambėm transmite essa sensação na música. De