Contabilidade
É uma das divisões da contabilidade, voltada para o controle e gerenciamento dos recursos disponíveis e das atividades da entidade, visando subsidiar as pessoas que tomam decisões. Reúne informações do sistema de contabilidade, tais como: controles de estoques, folha de pagamento, balancetes setorizados, avaliação financeira, sistemas de custos, análises de processos e orçamento. O nível de detalhamento dos relatórios emitidos é definido pelo usuário da informação.
RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE GERAL
A contabilidade geral engloba todos os registros que tem por objeto de estudo a evolução econômico-financeira da empresa. É um sistema amplo e complexo que congrega subsistemas da contabilidade: Contabilidade de Custos Industriais, com emissão de relatórios por produto, setor, filiais, unidades de negócios; Subsistemas da contabilidade geral como: folha de pagamento, controle de estoques, controle de gastos, contas a pagar e a receber; Sistema Orçamentário e avaliação de resultados por usuário: gerentes, diretorias, acionistas, e outros; Fluxos de Caixa e Orçamentos de caixa da empresa ou de suas unidades; Avaliação financeira e de resultados, geral da organização e segmentada por tipo de gerências.
A contabilidade gerencial surgiu da necessidade de emissão de relatórios contábeis segmentados por filiais, de controles mais aproximados das vendas, despesas, dos custos e dos orçamentos.
A contabilidade de custos teve maior importância devido a concorrência existente no meio industrial, sendo que a gestão de custos tornou-se um diferencial estratégico de competição no mercado.
Uma característica importante da contabilidade gerencial é a sua flexibilidade, ou seja, a possibilidade de emitir relatórios quantitativos e qualitativos.
RELAÇÃO COM A INFORMÁTICA
A contabilidade e informática relacionam-se diretamente, tendo por objeto comum de estudo a coleta, registro e controle dos dados financeiros que dizem respeito a