contemplação das dores de nossa senhora
Com.: Irmãos, meditando juntamente com a Igreja o sepulcro do Senhor, na esperança da ressurreição, queremos neste momento de oração elevar aos céus nossa súplica, rezando o setenário das dores de Maria Santíssima. Pedimos que por sua intercessão, através da contemplação de suas dores, sejamos confortados no amor de Deus e nos preparemos profundamente para vivenciarmos a Semana Santa e o Tríduo Pascal do Senhor.
Canto: Nossa Senhora Virgem do silêncio...
Pres.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.
Pres.: Abri meus lábios, ó Senhor.
Ass.: E a minha boca anunciará o vosso louvor.
Pres.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass.: Como era no princípio, agora e sempre, amém.
(INICIA-SE A PROCISSÃO COM A IMAGEM DE N. SRA DAS DORES)
(RETORNANDO A IGREJA O PRESIDENTE INICIA A CONTEMPLAÇÃO)
Pres.: Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos para promover a memória e o culto de vossas dores e lágrimas, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora de vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas dores e lágrimas, a graça.... (intenções particulares).
Virgem sem mácula, Mãe de piedade, cheia de aflição e de amargura; com toda a humildade de meu coração eu vos suplico que ilustreis o meu entendimento e acendais a minha vontade, para que com espírito fervoroso e compassivo contemple as dores que se propõem nesta santa coroa, e possa conseguir as graças e favores prometidos, aos que se ocupam neste santo exercício. Amém.
Primeira Dor: A PROFECIA DE SIMEÃO
“Simeão disse a Maria, mãe do menino: ‘Eis que este menino vai ser causa de queda e de elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações’”.
Sermão
Pres.: OREMOS Deus nosso Pai, pelas