Logica
Analogia
Analogia é o raciocínio que se desenvolve à partir da semelhançaentre casos particulares. Através desse raciocínio não se chega a uma conclusão universal, mas somente a uma conclusão particular.
Ex:1- Minha mãe estava com dor de barriga, tomou “Caganol” e ficou curada.
Logo, se quando eu estiver com dor de barriga, também tomar “Caganol”, ficarei curado.
Ex: 2 – A atris Débora Secco, fica bonita usando minissaia.
Logo, se minha irmã que tem 110 Kg usar a mesma minissaia, ela ficará bonita.
O raciocínio analógico não oferece certeza, somente uma relativa probabilidade. Por outro lado pode abrir portas para o raciocínio científico.
Curiosidade: Alexander Fleming inventou a penicilina ao ver que bactérias cultivadas em laboratório morriam em contato com o bolor. Raciocinando analogicamente, ele supôs que as bactérias que causavam doenças ao corpo humano também poderiam ser destruídas pelo bolor.
Raciocínio Dedutivo
A Dedução é um tipo de raciocínio que, obrigatóriamente, parte de uma proposição universal para concluir uma premissa particular, que se apresenta como necessária, ou seja, que deriva logicamente das premissas.
Ex:1- Todo metal dilata com o calor. (Premissa Universal) A prata é um metal. (Premissa Particular) Logo, a prata dilata com o calor. (Conclusão)
Ex. 2- Todo brasileiro é Sul-americano. (Premissa Universal) Todo pernambucano é brasileiro. (Premissa Particular) Logo, todo pernambucano é Sul-americano. (Conclusão)
Indução:
A indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade universal. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência para chegar à conclusão.
Ex:1- O