logica
Neste trabalho falarei sobre as redes eléctricas.
No desenvolvimento abordarei assuntos como as leis de Kirchhoff em que teremos uma noção de nó, ramo, malha, formulação das mesmas leis e outros.
E no fim, uma conclusão tirada sobre o trabalho.
2.Redes Eléctricas
São sistemas centralizados de geração,transmissão e distribuição de electricidade com controle e demanda.
A energia eléctrica é baseada na produção de diferenças de potencial eléctrico entre dois pontos. Estas diferenças possibilitam o estabelecimento de uma corrente eléctrica entre estes dois pontos.
É através de uma eficiente rede eléctrica que a energia chega e tem-se a possibilidade da sua utilização.
Esta rede é composta por fios e torres de transmissão.
Equipamento que possibilita a chegada da energia eléctrica
2.1Exemplos
A energia eléctrica pode ser produzida em usinas eólicas, termoeléctricas, solares, nucleares entre outras, onde as redes eléctricas estão presentes para fazer a transmissão e distribuição desta.
3.Leis de Kirchhoff
As Leis de Kirchhoff são assim denominadas em homenagem ao físico alemão Gustav Kirchhoff e são empregues em circuitos com mais de uma fonte de resistores estando em série ou em paralelo.
Estas leis foram formuladas com base no Princípio de Conservação da Carga Eléctrica e no facto de que o potencial eléctrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajectória fechada (sistema não-dissipativo).
3.1 1a Lei de Kirchhoff
Esta lei pode ser chamada de lei das correntes ou lei dos nós.
Ela diz que em um nó, a soma das correntes eléctricas que entram é igual à soma das correntes que saem, ou seja, um nó não acumula carga.
, sendo a corrente eléctrica .
Isto é devido ao Princípio da Conservação da Carga Eléctrica, o qual estabelece que num ponto qualquer a quantidade de carga eléctrica que chega (δ) deve ser exactamente igual à quantidade que sai.
Conservação da carga eléctrica é o