Projeto de pesquisa
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
CLEÓPATRA:UMA NOVA VISÃO DA MULHER
NOME: Joseane Jokoski
Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Graduação em História da Universidade Paranaense, como requisito parcial à disciplina de metodologia da Pesquisa, sob orientação do professor Cleverton.
FRANCISCO BELTRÃO
2011
1. INTRODUÇÃO
Para ocupar um cargo de destaque e importância significativa, tanto politicamente como socialmente, quase sempre era preciso que um homem morresse. Poderia ser o marido, o pai, o irmão ou até mesmo um tio. De um jeito ou de outro a mulher só ocuparia uma posição de destaque ocupando o vácuo deixado por alguém do sexo masculino.
Entre as civilizações antigas, apenas o Egito foi governado por mulheres, o mais antigo relato encontrado, que diz respeito a esse método de sucessão, foi de uma egípcia chamada de Hatshepsut (1473–1458 a.C.). Segundo Lombardo (2011, p. 16),
“Quando o marido, Tutmés II, morre ela vira regente do sucessor. Anos depois, assume o trono, se tornando a primeira mulher faraó do Egito. Em algumas pinturas, é retratada com roupas masculinas e barba postiça. Seu reinado significa um período de paz e prosperidade econômica.” .
O que se observa é que mesmo sendo nomeada líder sua imagem é camuflada a semelhança masculina. Contudo posterior a ela nascera Cleópatra, e esta terá um destaque crucial na história e no modo de governar o Egito. Não se pode negar que na antiguidade a mulher esteve à mercê das vontades masculinas e por isso sua posição social estava classificada como inferior ou submissa. Porém, toda regra tem sua exceção, e, portanto, nossa exceção chama-se Cleópatra.
O presente projeto de pesquisa visa elaborar de forma clara e compreensível uma perspectiva sobre a mulher e o vínculo de poder e determinação no decorrer do processo histórico, o que elas conquistaram e o que ainda conquistam no desenrolar dos tempos,