Logica Computacional
Com o tema escolhido a próxima etapa é a seleção do material que será a base do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido. Para isso é necessário se conhecer de algumas técnicas de elaboração dos trabalhos de final de curso.
Neste capítulo apresentaremos as técnicas de documentação, técnicas de sublinhar para esquematizar e resumir, elaboração de esquemas e elaboração de resumos para serem utilizados ao longo da Elaboração dos TFC.
3.1 TÉCNICAS DE DOCUMENTAÇÃO
O objetivo deste tópico é ressaltar a importância da técnica de documentação como forma de estudo. A documentação é fundamental tanto para o ensino presencial como para o ensino a distância. Estar atento a brilhantes aulas ou proceder à leitura de excelentes livros só se transformará em posse de informação completa à medida que se traduzir em documentação pessoal, que esteja disponível a qualquer momento de sua vida intelectual.
Assim, a documentação pessoal deve se tornar um hábito e marcar presença na vida do estudante.
O método mais comum de documentação é o fichamento, que é a técnica sugere que tudo que for considerado relevante e útil, tanto para seu estudo, quanto para coleta de material para elaboração de um trabalho fim de curso, deve ser organizado através de um registro.
3.1.1. O QUE SÃO ESSAS FICHAS?
Podem ser cartões de material mais encorpado – cartolina, por exemplo – ou folhas soltas de qualquer tipo, onde são feitas anotações de tudo que for considerado relevante em uma pesquisa científica. A opção pelo tipo de ficha fica a seu critério, de acordo com sua facilidade para anotação dos dados ou arquivamento das fichas.
Hoje em dia, é cada vez mais comum o fichamento