logica computacional
A palavra logica deriva do grego (logos), que significa: palavra, pensamento, ideia
Argumento, relato, razão logica ou princípio logico.
Definição
Logica e a ciência das leis do pensamento e a arte de aplica-las à pesquisa e à demonstração da verdade.
Teve início em 342 a.C, na Grécia o filosofo Aristóteles sistematizou os conhecimentos em logica elevando a categoria de ciência em uma de suas obras chamada Orgonum estabeleceu princípios que até hoje são considerados validos.
A partir dos conhecimentos tidos como verdadeiros, caberia à lógica a formulação de leis gerais de encadeamento lógicos que levariam à descoberta de novas verdades.
O sentido da programação logica é trazer o estilo da lógica matemática a programação de computadores. Filósofos e matemáticos têm na lógica uma ferramenta eficaz para desenvolvimento de teorias.
A lógica proporciona uma maneira de demonstrar se uma questão é verdadeira ou falsa.
Logica computacional
É uma sistema no qual as fórmulas representam proposições atômicas usando conectivos lógicos e um sistema de regras de derivação, que permite que certas formulas sejam estabelecidas como teoremas. Chama-se proposição todo o conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo.
A lógica formal repousa sobre três princípios fundamentais que permitem o seu desenvolvimento posterior, e que dão validade a todos os atos do pensamento e do raciocínio logico.
. Princípio da identidade
Determina que todo o ser e igual a si próprio: (x=x); (A=A);” uma girafa” uma girafa e igual a si mesmo
. Princípio do terceiro excluído
Determina que uma proposição ou é verdadeira ou e falsa , não havendo terceira possibilidade ou meio termo (se x e verdadeiro, não pode ser simultaneamente falso)e vice-versa
. Princípio da não contradição
Determina que proposições contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo ( se x e verdadeiro , ~ x e falso ) e vice e versa